Serviços

PARA EDUCAR O CACHORRO: PUNIR OU RECOMPENSAR?

Por muito tempo, o adestramento dos animais de estimação era baseado em punição e repressão.

Hoje em dia, com diversos estudos sobre o comportamento canino, já sabemos que métodos agressivos podem ter o efeito contrário e gerar uma frequência maior do comportamento indesejado, além de aumentar a ansiedade e medo por parte do pet.

Mas como ensinar um cachorro sem repreender? Recompensar a coisa certa em vez de punir o que está errado pode ser um bom caminho.

A chama “técnica do reforço positivo” é um método de adestramento que se utiliza de petiscos, elogios e carinhos para mostrar ao pet quando ele está no caminho certo. Além de respeitar o estado emocional do cachorro, a técnica mantém uma rotina de regras, estímulos e treinamentos que tornam a convivência familiar mais harmoniosa.

O que não fazer na hora de educar o seu cão

1. Não utilizar punições físicas e sensoriais

Além de não educar o cão, agressões físicas podem gerar distúrbios comportamentais, como depressão, traumas e ansiedade. Além disso, acarretam problemas de saúde, como anorexia, aquesia (cachorro não defeca), anuria (cachorro não faz xixi) e sialorreia (hipersalivação).

2. Não colocar o cachorro de castigo

O cachorro não vai associar o isolamento forçado ao mau comportamento, e sua atitude indesejada vai permanecer inalterada.

Em vez disso, prefira…

1. Recompensar o seu pet quando ele fizer a coisa certa, estar calmo e obediente.

2. Ao flagrar o cão fazendo algo errado, diga “não” de forma clara e objetiva.

3. Seja consistente: o que é permitido é permitido sempre, e o que é não é permitido não é permitido nunca.

4. Envolva todos os moradores da casa no adestramento.

5. Não espere o cão desenvolver problemas graves, como agressividade, para começar a educá-lo. Comece o adestramento o quanto antes, sempre com reforço positivo.

Contato

VISUALIZAR MAPA