Serviços

4 dicas para evitar problemas bucais nos cães

Você costuma verificar a saúde bucal do seu cachorro? Muitas pessoas não sabem, mas os cães podem ter diversos problemas nos dentes e na gengiva, como tártaro, gengivite e cárie. A boa notícia é que esses problemas podem ser evitados com cuidados simples:

1 - Ensine seu cão que examinar os dentes é normal
Acostume desde cedo seu cão que está tudo bem você mexer na boca dele e verificar seus dentes. Se o processo for muito difícil no começo e o cão se sentir desconfiado, vá por etapas: comece tocando apenas os lábios e depois levantando-os, abrindo o focinho e tocando os dentes com cuidado.

2 - Fique atento aos sinais
Após acostumar o seu cachorro a ter a boca examinada, fique atento a qualquer alteração nos dentes e gengiva. Se notar caroços, lesões ou possíveis fraturas, procure o veterinário. Preste atenção também no comportamento do seu cão: falta de apetite e perda de interesse em brinquedos podem ser causados por problemas bucais.

3 - Escove os dentes do seu cão!
Isso mesmo! Afinal, a escovação dental é a melhor maneira de prevenir possíveis problemas, pois retira a película de bactérias dos dentes. Não use pasta de dente de humanos, procure uma específica para cães.

4 - Consulte o veterinário
Nas consultas de rotina do seu cão, sempre pergunte ao veterinário sobre os dentes e gengiva do seu aumigo.

Contato

VISUALIZAR MAPA