Serviços

Cães e gatos podem ser amigos?

Você já deve ter ouvido a expressão “brigando como cães e gatos”, afinal, é bem comum pensar que a amizade entre esses dois bichinhos é impossível. Mas uma convivência harmoniosa entre eles é possível sim! Para isso, vamos levar em consideração alguns aspectos:

IDADE
Os filhotes tendem a se adaptar e aceitar melhor a relação com animais de outras espécies. Uma boa dica para tornar um cão e um gato amigos, é permitir que eles tenham contato entre si na fase de sociabilização primária: nos gatos, da 3ª a 8ª semana de vida, e nos cães, até o 85º dia de vida. Todas as experiências vividas nesse período ficaram marcadas, por isso, é importante que os filhotes sejam apresentados a outras espécies de forma positiva. Dessa forma, na fase adulta, os pets já terão vivenciado essa relação com a outra espécie e a aproximação será mais tranquila.

ADAPTAÇÃO
Mas e se essa aproximação quando filhotes não aconteceu? Ainda é possível que vivam juntos, porém será necessário mais tempo e paciência para tornar a experiência positiva para ambos.
É possível que um cão que nunca teve contato com felinos pode ter seu instinto predatório despertado, e tal situação seria muito estressante. Mas eles não agem somente com seus instintos naturais, são capazes de aprender.
Nos casos que seja necessário introduzir um cão em uma casa que já tem um gato, ou vice-versa, o ideal é aproximar os dois de forma gradual. Caixas de transporte e guias podem ser úteis. Outra dica é utilizar petiscos para associar o momento de aproximação a algo positivo e recompensá-los quando estiverem calmos e demonstrando tranquilidade na presença do outro. Enquanto não houver segurança para deixar os animais juntos, supervisione de perto, mas quando o cão e o bichano demonstrarem já estarem habituados um ao outro e não houver tentativas de ataques mútuos, podem ser deixados mais próximos e livres.

DISPONIBILIDADE DOS DONOS
É necessário ter tempo e dedicação para administrar a interação dos bichinhos. O importante, é sempre prezar pelo bem-estar e segurança de ambos, certificando-se de que a situação não é estressante. A aproximação pode demorar ou não, tudo depende das reações do gato e do cão. Caso a situação esteja muito complicada, não hesite em contatar um profissional especializado em comportamento animal para ajudá-lo no treinamento!

Contato

VISUALIZAR MAPA