Serviços

Ensinando o seu cão a fazer as necessidades no lugar certo

Seu cachorro faz xixi e cocô no lugar errado? Sabemos que não é legal entrar em casa e encontrar “surpresas” ao longo caminho. Mas fique tranquilo, com paciência, é possível ensinar seu cão a fazer as necessidades do lugar certo.

Essas necessidades podem assumir um papel de marcação com o tempo. Mas, fazê-las ou não no lugar certo, está diretamente ligado ao grau de incentivo que o pet recebe. Como? A gente trouxe algumas dicas!

• Bronca nem sempre é o jeito certo para educar! Esse tipo de reforço negativo pode se virar contra você, e o pet vai assimilar uma atitude do tipo “não posso fazer perto dele, devo fazer escondido”. Então, nada de esfregar o focinho do cão nas suas necessidades nem ficar fazendo barulho com o jornal.

• Deixe claro o lugar onde você quer que o dog faça xixi e cocô. Seja jornal ou tapete higiênico, espalhe alguns pela casa e incentive que o cão os use. Conforme ele for assimilando e acertando os lugares, vá retirando um por um até que sobre apenas o necessário para ele. O incentivo, neste caso, é fazer festa, cantar parabéns e até dar algum tipo de agrado, quando ele fizer as necessidades onde você deseja.

• Preste mais atenção com machos não castrados, pois a frequência de xixi no lugar errado pode ser maior. Incentive o máximo que puder.

• E o principal: mantenha a calma! Cães não aprendem sob pressão ou em situações estressantes. Não crie assimilações negativas, como bater, xingar ou esfregar o focinho, isso pode piorar o caso!

Contato

VISUALIZAR MAPA