Serviços

Raças de cães que mais sentem frio

Com a chegada do inverno e das temperaturas mais baixas, é preciso ter alguns cuidados especiais com nossos aumigos. Os cães são tão sensíveis quanto nós a uma queda brusca de temperatura, principalmente se o pet tiver pelagem curta e tamanho pequeno a médio. As raças que mais sentem frio são:

1. Chihuahua
2. Whippet
3. American Pit Bull Terrier
4. Boston Terrier
5. Pug
6. Buldogue Francês
7. Greyhound
8. Boxer
9. Dog Alemão
10. Cão de Crista Chinês
11. Xoloitzcuintli
12. Dachshund
13. Basenji
14. Pinsher Miniatura
15. Yorkshire Terrier
16. Vizsla
17. Braco Alemão de Pelo Curto

Nessa época do ano, é preciso prestar ainda mais atenção em detalhes como mudança no comportamento, roupinhas, banho e local de dormir do seu cãozinho:

Alimentação
Durante o inverno, o recomendado é aumentar em cerca de 20% a porção de alimento, afinal, o gasto energético é maior. É válido lembrar que esse aumento só é indicado para animais que estão saudáveis, e deve ser feito com acompanhamento veterinário.

Roupinhas
Roupas não são meros caprichos! Elas ajudam muito no aquecimento dos animais e há vários modelos e tecidos. Dica: algodão e soft possuem um risco menor de causar irritação na pele do bichinho.

Local de dormir
Em dias de chuva ou frio intenso, deixe o cãozinho em um lugar protegido – seja em uma área específica da sua casa, pátio ou casinha dele. É importante também proteger a caminha do animal, colocando um revestimento para evitar o contato direto com o chão. Mantas e cobertores também são bem vindos.

Banho e Tosa
Para garantir a saúde do cãozinho no inverno, o ideal é diminuir a frequência de banhos, aproveitar os horários mais quentes do dia (11h as 15h), utilizar água morna e não deixar que ele saia na rua imediatamente após o banho (para evitar choque de temperatura). As tosas podem continuar sendo feitas, mas é recomendado evitar tosas baixas e aproveitar a pelagem e proteção natural do cão.

Vacinas
Garanta que as vacinas estejam sempre em dia, para evitar pneumonias, tosse e outras doenças mais comuns no frio.

Exercícios
É importante estimular os cães a fazerem exercícios mesmo no inverno. Como eles podem acabar comendo um pouco mais do que o normal e passarem mais tempo em suas caminhas, por exemplo, é preciso algumas atividades físicas para evitar sobrepeso.

Contato

VISUALIZAR MAPA