Serviços

Como evitar estresse para o cachorro na mudança de casa

Mudanças de casa costumam ser muito estressantes para os humanos. E para os cães também, pois é estranho estar em uma casa e, de repente, ir viver em outro lugar. Pensando nisso, escrevemos algumas dicas para ajudar a tornar essa situação mais tranquila para seu pet, para que vocês possam aproveitar bem o novo lugar!

 

No dia da mudança

Mantenha a rotina do seu cão mesmo no dia que vão mudar de casa. Passeiem e brinquem normalmente, e dê bastante carinho para o dog nesse dia. Se não for possível levá-lo na hora da mudança, deixe-o na casa de alguém de confiança ou em um hotel para cães, e traga-o para a nova casa no fim do dia.

 

Os primeiros dias

Continue com a mesma rotina do seu cãozinho, na medida do possível. Torne todas as atividades ainda mais divertidas e agradáveis, e evite dar broncas nos primeiros dias. É recomendável também passear com seu pet ao redor para ele conhecer os vizinhos e outros cães do local.

Tudo vai estar diferente: o cheiro da vizinhança, das outras pessoas e animais. Por isso, tente deixar a casa parecida com a antiga. Uma coisa que pode ajudar é colocar as coisas do seu amigo em uma disposição parecida como era na outra casa (se a caminha ficava no canto da sala, deixe-a no mesmo local da sala nova, por exemplo). Até que o cão esteja totalmente adaptado à mudança de casa, evite trocar qualquer coisa dele, como brinquedos e ração, bem como seu perfumes e cheiros como o dos produtos de limpeza.

 

Grandes mudanças

E quando a mudança é grande como por exemplo quem muda de apartamento para casa ou vice versa? Calma, ainda é possível ajudar seu cão a se adaptar!

Se foi mudança de um apartamento para casa com quintal, não o deixe sozinho do lado de fora. Ele estará acostumado a ficar do lado de dentro com a família, e deixa-lo no quintal pode fazer com que se sinta abandonado. Caso precise que ele fique do lado de fora, alguém deve estar com ele, preferencialmente brincando, para que ele associe o quintal a algo bom.

Agora, se você se mudou de uma casa com muito espaço para um lugar menor, como apartamento, é provável que o cãozinho vá estranhar a mudança de espaço. Mantenha uma rotina com horários e atividades diárias, que logo ele se adaptará e viverá dias maravilhosos morando em um apartamento com você.

Contato

VISUALIZAR MAPA