Serviços

Tudo sobre: Vira-Lata (SRD)

O cão vira-lata, também conhecido como Sem Raça Definida, é amado por muitos e muito popular. São inteligentes, espertos e, por ter uma natureza desconhecida, cada cão SRD possui uma característica única e geralmente não é parecido com nenhuma outra raça conhecida.

 

Origem

O vira-lata é fruto de misturas e raças diversas. Não possuem uma origem definida, ou seja, a descendência de cada um dos SRD varia de acordo com sua própria história. Por algum tempo os termos para descrever esses animais eram pejorativos, pois o vira-lata era considerado um cachorro de rua; hoje, felizmente, essa ideia está sendo deixada de lado e tanto “SRD” como “vira-lata” são sinônimos, deixando claro que esses cães são tão especiais quanto qualquer outro.

 

Comportamento

Já que são originados da mistura de diversas raças, os cães SRD não apresentam um comportamento padronizado. Entretanto, geralmente possuem uma natureza amigável, podendo ser ótimas companhias para pessoas de todas as idades e diferentes ritmos de vida.

 

Cuidados

Também devido a sua origem indefinida, o vira-lata pode sofrer com problemas inesperados ao longo de sua vida, uma vez que é difícil prever suas predisposições. Mas, obviamente, os cuidados básicos devem ser tomados de qualquer forma, como vacinação e vermifugação, consultas periódicas com um veterinário, banhos, escovação da pelagem e de dentes, passeios frequentes, tosas higiênicas e corte de unhas, castração, entre outros.

 

Curiosidades

Os vira-latas são cães 100% brasileiros. Nos outros países costumam chamar cães de raças misturadas de mixed breed, mas só no Brasil existem os vira-latas que conhecemos;
 
O olfato do SRD é imbatível. Enquanto um ser humano consegue sentir cheiro de feijão, por exemplo, o vira-lata conseguiria facilmente distinguir o feijão e os outros ingredientes, como a cebola e o alho;

São cães inteligentes e costumam aprender rápido;

Se ensinados corretamente, podem servir até mesmo como cães de guarda;

Vira-lata é diferente de um cão mestiço. O primeiro não possui origem exata, e pode ser resultado de um cruzamento entre várias raças; já o segundo resulta do acasalamento de dois cães de raças específicas diferentes.

Contato

VISUALIZAR MAPA