Serviços

Significados dos comportamentos dos cães

Em diferentes momentos, pode acontecer de não entendermos os comportamentos dos nossos cãezinhos e ficamos nos perguntando o que eles significam.  Resolvemos listar alguns comportamentos muito comuns em cães mais dóceis, para ajudar você a entender os reais motivos que levam os pets a fazerem essas coisas.

 

Seguir a diferentes lugares

Os cães não tem muita noção do que é privacidade, pois o instinto deles é viver em matilha. Por isso, pode acontecer dos pets seguirem seus donos em vários lugares, como ao banheiro por exemplo. Alguns tutores podem se sentir incomodados com isso, mas o real significado desse comportamento é simples: seu cão ama você e quer ficar ao seu lado em todos os momentos.

 

Trazer presentes

Esse hábito é mais comum com gatos, que “presenteiam” os donos com pequenos animais que caçaram. Porém os cães também podem apresentar esse comportamento. Pode ser que ele resolva arrastar um sapato e mostrar pra você, como quem diz “ei, eu te amo, aqui está um presente bom para roer e relaxar”, ou ainda trazer seus brinquedos preferidos para perto de você.

 

Ficar perto quando você está triste

Cães são ótimos para perceber coisas e entendem muito bem nossas expressões. Dessa forma, ficar perto de você, deitar nos seus pés, lamber, fazer festa e chamar para brincar, são formas que o seu bichinho encontra para consolar você.

 

Se apoiar em você

É comum percebermos que o cão tem mania de escorar no tutor, chega a ser engraçado. É sinal de que o seu dog quer receber carinho, e ele “diz isso” tentando chamar sua atenção.

 

Lambe seu pé

Para os cães, o ato de lamber chega a ser terapêutico, e isso tranquiliza bastante eles. Quando o pet lambe você, pode significar contentamento pelo fato de estar junto de você. Também, pode ser sinal de amor maternal, afinal, os cães associam os tutores às mães, como se fossem filhotes deles.

 

Mas fique de olho!

A maioria dos comportamentos dos cães são demonstrações de amor, para se divertir ou até mesmo gastar energia. Se ele fizer algo errado, você deve corrigi-lo de forma paciente e gentil. E caso algum comportamento tenha surgido e ele não tinha o hábito antes, como se lamber em excesso ou se esconder, é importante leva-lo ao veterinário, pois podem ser sinais de doenças, estresse ou problemas neurológicos.

Contato

VISUALIZAR MAPA