Serviços

Tudo sobre: Whippet

Principais informações:

O Whippet é um cão popular, com porte bonito e elegante. Pertencente à família dos caçadores de médio porte, é ativo e brincalhão. Podem ter de 40cm a 50cm de altura, e pesam de 9kg até 15kg, em média.

Origem:

O Whippet tem como origem os galgos e os Greyhounds, porém são menores que a maioria. Há até registros do Egito Antigo que mostram raças com traços bastante similares, com o formato da cabeça e tórax quase idênticos aos Whippets atuais. Porém, com mais certeza, pode-se dizer que as raças que formaram os primeiros exemplares da raça, foram misturados Terriers, dos quais muitas características comportamentais foram herdadas.  Originalmente, o Whippet era considerado um cão de caça, devido a sua velocidade explosiva para capturar pequenos animais. Com a revolução industrial, os cães da raça foram trazidos para os centros urbanos, e se popularizando como cão de corrida e de companhia. Essa popularização do Whippet ocorreu de maneira massiva entre os séculos XIX e início do século XX. O reconhecimento da raça oficialmente, entretanto, é bastante recente, pela segunda metade do século XX. Hoje, o Whippet é o mais popular dos cães de caça de médio porte e é altamente valorizado como um companheiro familiar.

Comportamento:

O Whippet é um cão muito obediente, tranquilo e um companheiro absolutamente devotado à sua família e donos. Se dá muito bem com crianças de maior idade. É calmo dentro de casa, mas também adora correr e brincar ao ar livre. É tímido, mas se relacionará sem problemas com outros pets se for apresentado desde cedo à eles. Importante frisar que os cães dessa raça podem ser bastante sensíveis, dessa forma, deve-se evitar tratamentos e correções muito severas.

Cuidados:

O Whippet é um cão que pode se dar muito bem em apartamentos, se for levado diariamente para caminhadas ou exercícios. Não é muito barulhento e praticamente não possui o odor típico dos cães. Os cães dessa raça não gostam de frio intenso devido ao pelo extremamente curto e fino. Essa característica cuidados extras para não machucar a pele e, no inverno, o ideal é o uso de roupinhas para proteger e aquecer o pet. O pelo pode ser escovado semanalmente.

 

Curiosidades:

Durante a sua criação, o Whippet, teve vários nomes, e um deles era o de “Cachorro que tenta morder”, pois ele tentava morder cães menores que não conhecia.

O seu nome atual (Whippet) originou-se a partir da palavra “whip”, que significa chicote em inglês, fazendo referência à velocidade da raça.

A duquesa de Newcastle foi uma grande defensora da raça.

Os cães Whippet costumam participar e fazer muito sucesso em exposições caninas de beleza.

Contato

VISUALIZAR MAPA