Serviços

Mitos e verdades sobre a castração

Ainda há muitas dúvidas quando se fala sobre castração. Chegou a hora de saber o que é apenas boato e o que é verdade em relação a esse assunto!

 

1. Castração é uma cirurgia perigosa e brutal

Mito!

O procedimento de castração é muito comum, simples, eficaz e não causa sofrimento ao pet. É feita com anestesia própria para o corpo do animal e medicamentos específicos. Claro, deve ser sempre realizada por profissionais especializados em clínicas veterinárias. Em casa, após a cirurgia, há alguns cuidados necessários, e o dog se recupera rapidamente.

 

2. Não é necessário castrar os machos, apenas as fêmeas.

Mito!

Ambos devem ser castrados, pois há benefícios tanto para os machos como para as fêmeas.

 

3. Castração reduz problemas de comportamento

Verdade!

A castração reduz alguns problemas de comportamento, como a necessidade de urinar para demarcar território, por exemplo.

 

4. O cãozinho vai engordar

Mito!

A obesidade não vai ser determinada somente pela castração. Ela acontece devido a uma combinação de outros fatores, como dieta inadequada, ingestão excessiva de alimentos e pouca atividade física. Ou seja, um animal saudável não irá engordar com a castração.

 

5. Castração reduz riscos de problemas de saúde

Verdade!

A esterilização reduz o risco dos animais desenvolverem tumores e também evita a ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis.

 

6. Fêmeas devem ter pelo menos uma cria antes da castração

Mito!

A castração precoce não tem efeitos negativos no desenvolvimento da fêmea, pelo contrário: quanto mais cedo ela for esterilizada, menor será a chance de ela desenvolver algum tipo de tumor. Ainda, o ideal é que a castração seja realizada antes do primeiro cio.

 

7. Cão castrado briga menos

Verdade!

Geralmente, machos são agressivos com outros machos quando disputam uma fêmea. Dessa forma, machos castrados brigam menos entre si.

 

Contato

VISUALIZAR MAPA