Serviços

Cuidados com as patinhas do cão

As patas dos cães, principalmente as “almofadinhas” nas solas, são muito sensíveis. Por isso, deve-se ter cuidados especiais com essa região.

Em primeiro lugar, é importante evitar passeios durante horários muito quentes (lembre-se, você usa sapatos, seu cão não!) para evitar queimaduras e feridas sérias nas patinhas dos peludos. Opte por caminhadas antes das 9h ou depois das 18h, mas, na dúvida, verifique o calor do chão com sua própria mão.

Durante o passeio, fique sempre atento ao percurso e verifique se não há pedaços de vidros ou outros objetos cortantes que possam machucar as patas do seu cão.

Observe diariamente as almofadinhas dos cães, pois muitas vezes eles não mostram que estão machucados e agem normalmente. Então é preciso verificar as patinhas para garantir que não estejam ressecadas, por exemplo, pois isso pode causar infecções. Para evitar isso, o uso de cremes hidratantes específicos para cães pode ajudar!

Caso seu cão tenha machucado as patinhas, com algum corte simples e superficial, é importante lavar com água morna, depois pressionar de forma gentil um pano limpo para estancar o sangramento, além de usar cicatrizante específico para cães. Se o machucado for muito grave, não hesite em levar ao veterinário.

 

Contato

VISUALIZAR MAPA