Serviços

Entenda porque algumas brincadeiras não são indicadas para cães

Amamos brincar com nossos amiguinhos peludos, e eles conosco! Porém, algumas brincadeiras humanas não são adequadas, pois podem confundir o cão e fazer com que ele não saiba diferenciar o que é brincadeira e o que é sério.

 

BRINCADEIRA É correr em casa ou na rua, pegar bolinha ou outros brinquedos, buscar algo, cócegas na barriga... essas atividades deixam o cão alegre e reforçam nele um comportamento positivo.

 

BRINCADEIRA NÃO É fingir dar broncas, fazer o cão defender um membro da família, simular algo perigoso, fazer o cão rosnar ou incentivar qualquer comportamento agressivo diante de situações da rotina. Essas coisas deixam o cão confuso e provocam comportamentos negativos.

 

Essas práticas fazem com que o cão não consiga discernir brincadeira de uma situação séria. Por exemplo, se ele recebeu apoio para “brincar” de separar dois membros da família, ele pode repetir esse comportamento em outras situações que não são brincadeira e então isso pode levar – tutores e cão – a uma situação estressante e insustentável.

 

Imagine só: em uma brincadeira inocente, incentiva-se o cão a fazer com que duas pessoas não se aproximem. E então, quando acontece uma situação de emergência, o cão não vai entender e vai tentar separar as duas pessoas, podendo machucar alguém que esteja precisando de socorro e quem está ajudando, por exemplo. O cão não vai entender que nessa situação ele deve agir diferente.

 

Como evitar?

 

Se o seu cãozinho tiver uma dessas atitude sozinho, é necessário dizer “não” e se manter firme e sério para não incentivar o comportamento. Além disso, é importante reforçar os bons comportamentos. Quando você faz isso, o cão entende o que é aceito e o que ele pode fazer.

Contato

VISUALIZAR MAPA