Serviços

Cachorro novo em casa? Saiba como evitar o ciúme do cão mais velho

Você já tem um cão, mas deseja aumentar a família... então resolve trazer outro amiguinho de quatro patas para sua casa. Mas como lidar com o possível ciúme do cão mais velho?

 

É provável que o cão que já mora com você, estranhe a nova companhia no começo, mas com calma a situação vai ficando bem. Segundo pesquisas, os cães que mais sentem ciúmes são de raças que vivem mais dentro de casa, como o poodle, yorkshire e pinscher, por exemplo.

 

O ciúme do primogênito, em relação a você e o novo cãozinho no espaço, acontece pois ele se sente ameaçado a perder “o trono” para outro cachorro, ainda mais se o peludo chamar atenção e conquistar a atenção de todos na casa. Não existe um jeito definido de lidar com essa situação, mas temos algumas dicas para evitar o estresse e tornar a relação dos bichinhos mais harmoniosa:

  • Em primeiro lugar, avalie o temperamento do seu cão. Se ele for sociável e estiver acostumado com a companhia de outros animais, será tranquilo. Caso ele não esteja acostumado, é melhor ir com calma: continue dando muita atenção e carinho ao seu cachorro, mesmo quando o mais novo chegar. Dessa forma, eles irão entender que ambos são lembrados quando estão juntos.

 

  • Espalhe objetos com o cheiro do novo cão para que o seu pet possa identificar o odor. De preferência, associe o cheiro com situações boas, como a hora do carinho ou da comida. 

 

  • Faça a apresentação dos dois cães em um território neutro, fora de casa, passeando com os dois antes de levar o mais novo para casa. Assim, o primeiro cão não irá encarar o segundo como um intruso.

 

  • Frequentemente saia para passear com um cão de cada vez (alterne entre passeios com a dupla e individual). Dessa forma, o seu cão mais velho irá perceber que o lugar dele no seu coração continua intacto e que ele ainda possui sua atenção.

 

  • Caso você note algum sinal de hostilidade ao apresentar o novo integrante ao seu cão, deixe o mais novo em um local isolado e seguro nos primeiros dias, e o mantenha separado do seu cão mais velho quando você estiver longe. A aproximação deve ser feita aos poucos.

 

Se o cão mais velho é de porte grande, fique atento: ele pode não ter noção da própria força e machucar o outro sem querer.

Contato

VISUALIZAR MAPA