Passear é uma atividade que os cães precisam, seja para exercitar, se relacionar com o entorno ou para fazer suas necessidades. Além disso, todo mundo ama desfrutar de um divertido passeio com a companhia do seu cãozinho, não é mesmo?
Para que a hora de sair na rua com o seu pet seja agradável e não traga problemas, como ele puxar a guia, pular nas pessoas que estão perto ou brigar com outros cães, há uma série de medidas que você pode adotar durante a caminhada:
1. EVITE A ANSIEDADE
Mantenha o seu pet calmo antes de sair. Saia primeiro que ele e deixe claro que você guiará o caminho. Entretanto, se ele parecer impaciente ou apresentar comportamentos agressivos, interrompa a caminhada por um tempo, até que o cãozinho se acalme.
2. ORGANIZE DIFERENTES ATIVIDADES
Durante a caminhada, é legal você organizar diferentes atividades com seu amiguinho de quatro patas. Jogos, treinos, exercícios...
3. PERMITA OS “MOMENTOS CANINOS”
Além de gastar energia e relaxar, seu cão vai querer fazer coisas como: marcar território, rastrear cheiros e relacionar-se com outros cães. Deixe que ele desenvolva estes “momentos caninos” durante o passeio!
4. USE GUIAS CURTAS
Ao usar guias não muito longas, você poderá controlar melhor situações como enfrentamentos com outros cães, por exemplo.
5. MOSTRE-SE CALMO
Mostre-se seguro, para que seu pet compreenda que você está dominando a situação. Além disso, quando você está calmo, você transmite essa tranquilidade para seu amiguinho.
6. EVITE AS TEMPERATURAS EXTREMAS
Seja no inverno ou no verão, evite sair nas horas em que o clima não estiver muito favorável (frio ou calor extremo).
7. RECOMPENSE O BOM COMPORTAMENTO
Se seu pet se comportar bem durante o passeio, não deixe de recompensá-lo por isso! Seja com carinho, petiscos ou elogios.
Com paciência e dedicação, você poderá desfrutar de ótimos momentos com o seu amiguinho canino!