Serviços

5 cuidados essenciais com a sua cachorrinha grávida

A gestação canina necessita de inúmeros cuidados: antes, durante e depois do parto. Separamos algumas dicas para que você possa auxiliar seu animalzinho neste momento:

1. ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL
A dica mais importante para manter sua cadela grávida em segurança é sempre mantê-la próxima aos cuidados veterinários. Um profissional pode identificar a gravidez a partir dos primeiro mês, e tomar as medidas necessários para garantir que tudo corra bem. É muito importante ressaltar que nenhum tipo de medicamento deve ser dado sem orientação pois o seu uso poderá causar aborto, má formação dos fetos e morte fetal. 

2. EXERCÍCIOS
É importante que você estimule a cadela grávida a fazer exercícios físicos leve, como caminhadas médias, para evitar a flacidez de sua musculatura. Com os músculos flácidos, o parto pode ser mais difícil e arriscado. Com os músculos fortalecidos, o parto se torna mais fácil. 

3. ALIMENTAÇÃO
A cadela grávida precisa de mais nutrientes, em especial proteína e cálcio, para ficar em segurança. Além de uma alimentação mais rica, geralmente é necessário comer um pouco mais do que o normal, para evitar emagrecimento exagerado. Muitos veterinários recomendam que a cadela grávida seja alimentada com ração para filhotes, em função da concentração de nutrientes essenciais, além de ser da linha super premium – ração que supre todas as necessidades durante toda a gestação.

4. PERTO DO PARTO
Na última semana prepare um cantinho especial, longe de barulhos e movimento e coloque lençóis velhos, jornais e uma caixa de papelão para que ela possa parir e seja fácil de limpar depois. Os banhos podem ser dados desde que a cadela gestante não fique estressada. Se a cadela gestante for de se estressar demais, eles devem ser evitados para não se correr o risco de um parto prematuro. Momentos de estresse enrijecem demasiadamente os músculos, e estimulam movimentos bruscos repentinos, o que pode ser perigoso para os fetos.

5. PÓS-PARTO
Confira diariamente se as glândulas mamárias da cadela estão sem machucados e limpas. Excessos de leite seco podem ser limpos com água morna. Machucados, infecções ou qualquer aparência fora do comum devem ser rapidamente tratados por um veterinário. É comum que os filhotes arranhem as glândulas, e que isso as machuque. Neste caso, peça para o veterinário cortar adequadamente as unhas dos filhotes, para evitar os machucados, ou qualquer dano mais duradouro para a mãe. Também, é comum que a cachorra não deixe ninguém se aproximar dos filhotinhos recém-nascidos, por isso é preciso ter cuidado e respeitar o espaço dela, evitando estresses e maiores problemas. Com o tempo, ela percebe que o dono só quer ajudá-la e permite a aproximação.

Contato

VISUALIZAR MAPA