Serviços

Quais os cuidados especiais com os cães no verão?

Com a chegada do verão, precisamos pensar desde já como iremos tratar dos nossos cães em dias de calor intenso sem que eles foram. Confira alguns cuidados especiais para esta estação do ano:

 

Atenção aos horários - Deixe as brincadeiras mais agitadas para depois do pôr-do-sol. Isso reduz o risco de insolação, especialmente para cães que estejam acima do peso. Procure passear com seu cão antes das 9:00 e depois das 18:00. Lembre-se que o peludo está mais próximo do chão que você, por isso ele acaba sentindo muito mais calor, recebendo todo o aquecimento que vem do chão/asfalto. Além disso, os cães podem ter as patinhas queimadas quando passeiam em horários de calor extremo.
 

Muita água! - Amiga de todas as horas, a água irá hidratar e aliviar o calor ajudando a refrigerar o organismo. Detalhe: a água deve ser constantemente reposta e trocada se necessário. Fique de olho para que não falte água. Uma dica é colocar gelo em uma tigela durante o dia, no decorrer da noite seu cão terá água fresca.
 

Observe os sinais de superexposição - Cães ofegam pra se refrescar. Se você notar que ele está muito ofegante, leve seu cão para um local fresco e ofereça muita água. Em casos extremos, os animais podem ter febres altas, taquicardias ou mesmo vômitos – esses são sinais de insolação e requer ir com urgência ao veterinário.

 

Cuidado com os pelos - Se seu cão tem uma pelagem pesada, pense na possibilidade de fazer uma tosa no verão para ajudá-lo a enfrentar o calor. A tosa é uma maneira de amenizar o calor nos cães. Torne essa prática da tosa mais frequente, pois neste momento o essencial não é a beleza, mas sim o alívio (principalmente em raças muito peludas).

 

Pense em brincadeiras dentro de casa - Ninguém quer ficar preso em casa, mas há muitas atividades que podem ser feitas para queimar calorias, manter os cães ativos e não prejudicar seu amigão no calor da rua.
 

Contato

VISUALIZAR MAPA