Serviços

Entenda a importância da vacinação contra a giárdia

Das diversas doenças que podem acometer os pets, a giárdia é uma delas. Pela sua intensidade, a doença parasitária alterna o sistema gastrointestinal dos bichinhos e pode afetar até mesmo as crianças e os adultos.

Um estudo realizado, aponta que a frequência da giárdia em crianças é de 18,4% e está entre as doenças mais comuns nas creches, sendo a principal de infecções intestinais.

Mas não se preocupe, em nosso artigo vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse problema e como você, tutor, pode fazer para evitar que esse mal atinja seu melhor amigo.

Vamos lá?

O que é a giárdia canina?

Causada pelo protozoário Giardia lamblia, a giárdia pode ser considerada uma parasitose que afeta cães e gatos pela ingestão acidental de água contaminada ou nos alimentos.

Por ser também uma zoonose, ou seja, uma doença infecciosa que passa de animais para humanos, a giárdia também pode ser transmitida por outros animais, como é o caso das aves.

A giárdia não é um parasita invasivo ao epitélio intestinal, tal como vírus ou bactérias. Sendo assim, a resposta imune natural do organismo é discreta, pois a exposição do protozoário ao sistema imune do hospedeiro é muito pequena.

Principais sintomas

Além da diarréia, os cistos da giárdia, após ingeridos pelo pet, se instalam no intestino onde começam a se desenvolver e se reproduzir. Mas além disso, há outros sintomas que os tutores devem ficar atentos, veja quais são eles:

Vômitos;

Falta de apetite;

Prostração;

Perda de peso.

O que fazer se o pet estiver com giárdia?

É essencial que o tutor leve o pet ao veterinário para a realização de um exame parasitológico, o que dependendo do resultado pode não ser conclusivo na primeira vez.

Pelo fato da eliminação dos cistos da giárdia serem intermitentes, ou seja, que param e recomeçam por longos períodos de tempo, o recomendado é examinar pelo menos três amostras em dias seguidos e alternados com intervalos de uma semana, segundo o texto publicado sobre o assunto no site Zoetis.

Somente com o exame realizado é possível ter um diagnóstico preciso da doença.

Tratamento

O tratamento da giárdia requer uma série de cuidados dos tutores, tanto para o pet quanto para si mesmo.

Uma das maneiras de evitar a reinfecção do animal antes ou durante o processo, é realizar uma limpeza geral com produtos a base de amônia quaternária, nos ambientes e acessórios que o cão tem contato, além do uso de medicamentos recomendados pelo veterinário.

Outra medida importante, é aumentar a frequência de banhos para que os cistos não fiquem presos na pelagem do animal, e ainda, melhorar a higiene das mãos, após esse cuidado.

Em caso de outros animais no espaço, as dicas continuam sendo as mesmas, uma vez que alguns pets podem ser assintomáticos para a doença e o ambiente pode estar contaminado.

Contudo, é importante ressaltar que a vacina contra a Giárdia não é recomendada para animais que estão realizando o tratamento ou não estão 100% saudáveis.

Dicas para prevenir a giárdia

Mesmo que o recomendado seja sempre a vacina, ainda há outras ações que podem ser feitas que podem diminuir o risco de contágio. São elas:

Lavar bem as mãos antes das refeições;

Consumir apenas água filtrada ou servida;

Evitar que os pets interajam com outras fezes dos animais durantes os passeios;

Não deixar o pet comer nada do chão durante o passeio;

Fazer checkups anuais com um veterinário;

Trocar a roupa de cama semanalmente caso seu pet durma com você.

Manter o ambiente e acessórios do animal sempre limpos;

Fazer a vermifugação dos cães e gatos mais ativos, que frequentam day care, por exemplo. Para os pets que ficam mais em casa, a cada seis meses.

A importância da vacinação

A vacinação contra a giárdia é a melhor opção para a não contaminação e propagação da doença, mesmo não sendo obrigatória, como mencionado no guia da Vacina Giárdia Vax, sendo esta uma medida complementar de proteção para o canino.

Contudo, pelo fato da reinfecção ser muito frequente devido à dificuldade em remover os cistos infectantes do ambiente, é de extrema importância que os tutores façam a vacinação o quanto antes para protegerem os pets e a si mesmos, principalmente porque cães filhotes e adultos podem ser contaminados.

Um dos requisitos para frequentar a PetSpotRS, tanto na creche quanto no hotel, é a vacinação do canino contra a giárdia. Além de cuidar da saúde do seu melhor amigo, o tutor também estará contribuindo para a não contaminação dos outros pets da matilha que utilizam nossos serviços.

Se você ficou com dúvidas e quer saber quais são as outras regras para deixar seu AUmigo sobre nossos cuidados, fale com a gente pelo site, na aba “contato”.

Proteger seu pet é um ato de amor.

Contato

VISUALIZAR MAPA