Serviços

Mau hálito nunca mais! Veja os cuidados certos para manter a saúde bucal do seu melhor amigo

Entre os cuidados necessários para manter a saúde do pet estão a boa alimentação, os exercícios físicos, os passeios ao ar livre, as brincadeiras com outros caninos e os momentos de interação com o tutor. Mas você sabia que a saúde bucal também entra nessa lista?

Assim como nós humanos precisamos ir ao dentista para cuidar dos nossos dentes, os peludos também precisam de atenção quando o assunto é higiene bucal. Por estarem sempre comendo ou mordiscando algo, muitas vezes acabam contraindo doenças e bactérias que podem causar complicações com o passar do tempo.

Para ajudar você a começar a cuidar desde agora dos dentinhos do seu canino, separamos 5 dicas para tornar a saúde bucal do seu pet mais saudável. Olha só!

Escovação é sempre o primeiro passo

Crie uma rotina de escovação com o seu canino, ensinando para ele desde cedo que essa atividade irá fazer parte da sua rotina. Existem vários cremes dentais e escovas de dentes próprias para cachorros, que ajudam a tornar esse momento mais lúdico e divertido.

O ideal é acostumar o pet ainda quando filhote para que ele entenda o quanto essa prática pode ser prazerosa. Mas se ele já for mais jovem ou adulto, a dica é usar escovas de dentes no estilo “dedeira” em um momento em que ele estiver mais relaxado para não tornar a experiência traumática.

Nunca é tarde para criar novos hábitos!

Cuidado com a alimentação

Se uma das principais causas para as dores de dente e o surgimento de doenças como o tártaro está ligado à alimentação, o que o pet consome também deve ser motivo de preocupação para muitos tutores.

Fique atento ao que é oferecido ao seu cão, principalmente os petiscos. Mesmo que o pet adore, são eles os responsáveis pelas fugas alimentares que atrapalham a alimentação equilibrada do canino.

Procure sempre dar petiscos desenvolvidos para cães, aqueles encontrados em pet shops.

Por fim, evite também as rações úmidas, que podem grudar nos dentes e serem mais difíceis de tirar na hora da escovação. A saúde bucal do seu pet agradece.

Fique de olho nos objetos que seu canino coloca na boca

Como já falamos por aqui, existem perfis de cachorros que não podem ver algo no chão que já querem colocar na boca. Por isso, fique atento em quais objetos ele anda mordendo, pois por mais que os dentes caninos sejam resistentes, não quer dizer que eles não possam ser danificados.

Se forem objetos muito rígidos e duros, os dentes podem ser fraturados ou ainda, machucarem o interior da boca, caso sejam pontiagudos. Fique atento!

Conte com produtos diferentes para fazer a higiene bucal do seu melhor amigo

Não existem apenas escovas e cremes dentais específicos para cães, mas sim uma infinidade de produtos que podem ajudar na saúde bucal do peludo. Spray antisséptico, solução bucal, petiscos e brinquedos anti tártaros são algumas opções.

Spray antisséptico - Muito usado para prevenção e tratamento de infecções, os sprays antissépticos também ajudam no mau-hálito. Mas cuidado, alguns pets podem se assustar e não se adaptar tão bem a essa opção.

Solução bucal - Mais fácil de ser utilizada, a solução bucal é um aditivo aquoso para cães. É só misturar na água do canino para que ela possa agir enquanto ele se hidrata.

Petiscos e brinquedos anti tártaros - Funcionam de forma semelhante, pois limpam os dentes de maneira mecânica (através da mordida do cão). Enquanto os petiscos podem ser utilizados com outros produtos para um resultado melhor, os brinquedos são uma das alternativas mais adoradas pelos pets e super recomendados para cães jovens com muita energia.

Visite um veterinário

O acompanhamento de um profissional veterinário é indispensável. Assim como nós, os cães também precisam de avaliações constantes para garantir que está tudo certinho com os dentes.

Somente com uma avaliação periódica (pelo menos uma vez ao ano), é possível analisar se a escovação está sendo feita de maneira correta, se está tudo em ordem com a saúde bucal do pet ou se é necessário uma limpeza em consultório.

Além de ter alguém especializado para te ajudar nos cuidados dentais, seu melhor amigo estará seguro e protegido com a saúde bucal em dia.

Ufa! Muita coisa, não é mesmo? Apesar de não ser uma tarefa fácil, a higiene bucal é tão importante quanto qualquer outra prática na vida do canino. Mesmo que seja difícil de inserir na rotina, os cuidados com os dentes devem ser diários para que seu pet fique livre de dor e possa curtir bons momentos ao seu lado.

Gostou do assunto de hoje? Então não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais com mais conteúdos como esse feito especialmente para você, mãe ou pai de pet.

Contato

VISUALIZAR MAPA