Serviços

Cuidados com os caninos na praia

O verão é uma época que os cachorros adoram. Mas também é o momento em que muitos tutores ficam em dúvida se é recomendado ou não levar os peludos à praia.

Mesmo que em algumas áreas o acesso para esses animais seja menos restrito, é preciso saber quais cuidados tomar ao levar seu melhor amigo para curtir o verão com você.

Veja nossas dicas:

Saiba quais são as regras do município

Antes de preparar o pet para ele curtir a praia com toda a família, é necessário conferir quais são as regras do município para a permanência dos caninos na beira do mar.

Em algumas regiões existem regras específicas que exigem que os tutores apresentem a carteirinha de vacinação, caso sejam abordados pelas autoridades ou estejam sempre com o pet no colo durante o tempo que estiverem na areia.

Acostume o pet com outros cães

A costa litorânea costuma ter um grande fluxo de pessoas ao longo de todo o período de veraneio. Com isso, se o canino não estiver acostumado a socializar com outros cães, o passeio até a beira do mar pode se tornar uma dor de cabeça para muitas famílias.

Antes de levá-lo, certifique-se de que o seu melhor amigo é sociável e consegue estar em um ambiente cheio, sem apresentar sinais de desconforto, ansiedade ou irritação.

Não esqueça dos itens necessários do seu melhor amigo

Assim como nós precisamos levar objetos importantes para curtir um dia na praia, os caninos também precisam dos seus próprios itens.

São eles:

Protetor solar;

Água, comida e cata-cacas;

Brinquedos;

Colchonete para colocar na areia;

Coleira e guia;

Guarda-sol;

Toalha;

Shampoo para banho, após entrar no mar.

Veja quais são os riscos para deixar o cachorro fora da guia

Se você sabe e está seguindo as regras do município para a permanência de cachorros na praia, agora é o momento de olhar ao redor para avaliar os possíveis riscos que podem surgir caso decida soltar seu peludo da guia.

Mesmo que ele seja sociável e o ambiente pareça seguro, é sempre bom avaliar se há outro animal agressivo no local, se existem ruas ou avenidas por perto, qual a bandeira que está indicando os riscos do banho de mar (verde, amarela ou vermelha) e assim por diante.

Evite expor o peludo ao sol forte

Para evitar câncer e problemas de pele, evite expor o canino em horários onde o sol é mais intenso. De acordo com dermatologistas e oncologistas, os períodos mais adequados são antes das 10h ou depois das 16h.

Protetor solar a cada 2 horas

Você já deve ter ouvido falar nos protetores solares para cães. Eles são essenciais nessa época, principalmente nos passeios na beira da praia.

Aplique e reaplique o produto a cada 2 horas nas áreas mais sensíveis e menos cobertas pela pelagem: ao redor do olhos, abdômen e focinho.

Cuidado com as verminoses, carrapatos e pulgas

Assim como os itens mais básicos de higiene pessoal são importantes estarem na mala do seu pet, a carteirinha de vacinação também é indispensável.

É nela que o veterinário irá se basear para ter as principais informações do seu bichinho, como o controle de vacinas e medicamentos, caso algo aconteça.

Por isso, proteja seu peludo fazendo o uso regular de antipulgas, carrapatos e longe de insetos transmissores que podem ocasionar a dirofilariose (doença do coração).

Vermifugos, coleiras antipulgas e repelentes de mosquito são boas escolhas.

Já deu para perceber que levar o seu cãozinho na praia não é tão simples assim, não é mesmo? É preciso muito cuidado e organização por parte dos tutores para tornar essa experiência divertida para o pet e para toda a família.

Mas se você não pode levar seu melhor amigo com você, deixe ele em um local seguro e protegido até voltar. Nosso Pet Hotel está aberto o ano todo para receber seu peludo de braços abertos, com muitas brincadeiras e diversão.

Entre em contato conosco aqui pelo site e marque uma visita. Esperamos vocês!

Contato

VISUALIZAR MAPA