Serviços

Adoção Responsável: O que fazer antes de adotar um pet?

Você sempre teve o sonho de ter um pet em casa? A adoção é um ato de amor e deve ser feita com responsabilidade pensando no bem-estar do animal.

Separamos 4 dicas do que você deve fazer antes de adotar um pet. Continue lendo nosso texto e confira!

Prepare-se para receber seu pet

Agora que você já tomou a decisão de adotar um pet, é preciso se preparar para recebê-lo. Compre tudo o que ele irá precisar para se sentir o mais confortável possível em seu novo lar: caminha, pote de água e ração, brinquedos, acessórios para passeio, tapete higiênico (no caso do cães) ou caixa de areia (no caso dos gatos).

Tenha um veterinário de confiança

Mesmo que a adoção seja feita em uma ONG de animais abandonados, onde já tem um veterinário responsável, por exemplo, é importante contar um profissional da sua confiança quando seu pet for para casa. Além do animal se acostumar, você terá uma rede de apoio quando precisar.

Vale lembrar também que para garantir a saúde do seu animalzinho, é necessário realizar as vacinas de vermifugo e antipulgas para deixá-lo protegido.

Escolha da ração

Mais importante do que preparar o seu lar para receber seu novo melhor amigo, é escolher a ração ideal para o seu peso, idade e porte. Seja gato ou cachorro, cada ração é recomendada para garantir os nutrientes necessários de acordo com cada pet.

A alimentação varia de recém nascido para filhotes e adultos, podendo ser úmidas, secas ou premium. Por isso, consulte com um profissional, caso esteja em dúvida, para fazer a melhor escolha do alimento para o seu bichinho.

Crie uma rotina

A partir do momento em que você tem um pet em casa, sua rotina muda. Tente ajustar suas tarefas, incluindo atividades que o cão precisa fazer todos os dias. Horários fixos para passeios e refeições, dias do mês para banho e tosa. Estabeleça na sua rotina e na do seu pet, coisas em comum para que a adaptação fique mais fácil para ambos.

Como já vimos, a adoção de um pet requer muitos cuidados. A decisão deve ser tomada com base no amor e na responsabilidade de saber tomar conta de um outro ser vivo.

Se você gostou do nosso conteúdo, nos acompanhe nas nossas redes sociais com mais assuntos como esse. Compartilhamos dicas e cuidados que os tutores devem ter com seus melhores amigos.

Contato

VISUALIZAR MAPA