Serviços

5 dicas para cuidar da saúde mental do seu pet

Você sabia que assim como os humanos, os cães também precisam de cuidados com a saúde mental? Por serem sensíveis e sentirem emoções tanto quanto nós, podem desenvolver doenças de ansiedade e depressão.

Listamos algumas dicas de como você deve estar atento aos possíveis sinais de que seu pet não está legal e como você deve evitar que sua saúde mental seja prejudicada. Continue lendo nosso texto e confira!

Fique atento aos sinais

Existem alguns sintomas que seu cão pode apresentar, indicando a famosa ansiedade canina. Choros, euforia, lambidas excessivas, fome extrema, falta de atenção, são alguns fatores que podem estimular a doença.

Já no caso da depressão, perda de apetite, isolamento, agressividade repentina, são os sinais mais comuns.

Mas para evitar que essas doenças atinjam seu melhor amigo, é necessário realizar algumas ações que juntas irão ajudar a manter sua saúde mental saudável.

Socialização

Os cães são seres que adoram socializar. Sejam com outros cachorros ou outros animais, para eles é importante ter alguém com quem brincar. Neste caso, colocar na rotina do pet atividades ao ar livre, como passeios ou brincadeiras em praças, irão ajudá-lo tanto na saúde física, quanto na saúde mental.

Alimentação

A alimentação é outro ponto em que o tutor deve ficar atento. Isso porque ao oferecer alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, seu cão estará mais forte e protegido de outras doenças.

Não abra mão da rotina

Criar uma rotina positiva na vida do pet é essencial para que ele entenda seus horários e não fique ansioso esperando por cada atividade. Ter dias certos para sair para brincar e períodos definidos para as refeições garante o bem-estar do animal.

Amor e carinho

Por mais óbvio que pareça, dar amor e carinho ao seu amigo também é uma forma de cuidar da sua saúde mental. Cachorros são carentes por natureza e assim como eles nos dão amor, querem receber na mesma medida.

Ter seu momento de afago, abraços e beijos com o pet, irá fazer com que ele entenda que é amado por você, diminuindo assim os riscos de depressão.

Evite deixar o animal muito tempo sozinho

Como comentamos acima, a socialização é importante na vida dos cães, principalmente quando eles são os únicos pets da casa. É essencial que o tutor evite deixar o canino sozinho por períodos grandes ao longo do dia ou considere deixar seu animalzinho em creches caninas onde este terá mais contato com outros amiguinhos.

Deste modo, já vimos que o cuidado com a saúde mental dos pets deve ser constante. O tutor deve ficar atento aos sinais para tomar medidas, antes que doenças mais graves possam se manifestar no cãozinho.

Para garantir a diversão do seu amigo, que tal deixá-lo em nossa creche canina? Garantimos muita alegria ao longo desse período e atividades de enriquecimento ambiental para estimular as habilidades do seu pet, ajudando na sua saúde mental.

Contato

VISUALIZAR MAPA