Serviços

Como adaptar seu cãozinho ao novo lar?

Mudanças podem ser difíceis, principalmente para os cãezinhos. Se para os adultos se adaptar ao novo lar pode ser um processo lento e demorado, para os pets não seria diferente.

Separamos algumas dicas de como os tutores devem agir nesses casos, de maneira a garantir o conforto e a adaptação do cãozinho naquele novo espaço. Continue lendo e confira nossas sugestões.

1. Prepare-se para receber seu pet

Quando estamos falando de ter um novo pet em casa, a maior mudança ocorrerá na rotina dele. Se for um cão ou gato que estava acostumado a estar rodeado de outros animais da sua raça, por exemplo, e agora passará a ser o único pet da casa, é importante que o tutor prepare o ambiente para auxiliar na sua adaptação.

Seja com brinquedos, roupinhas, potinhos para água e ração, ou caminha, é essencial que os pets sintam que aqueles objetos lhe pertencem. Portanto, preparar o ambiente e os apetrechos dos cãezinhos ou gatinhos, fará com que eles se sintam mais à vontade naquele novo espaço.

2. Deixe objetos importantes fora do alcance dos caninos

Por estar em um lugar novo, certamente a primeira reação do pet será se aventurar pelo local. Por isso, deixar objetos importantes ou que possam ferir os caninos longe do seu alcance, evitará acidentes e estresse por parte do tutor.

3. Crie uma rotina

Para estabelecer uma conexão ou até mesmo ajudar na adaptação do pet, criar uma rotina é importante nos primeiros dias. Definir horários das refeições, brincadeiras e hora de dormir, facilitará a vida do tutor. O pet irá entender que naquele ambiente sua rotina irá funcionar daquela forma.

4. Identifique seu pet

O processo de identificação dos pets, ainda é algo pouco praticado entre os tutores. É importante que nesse período de adaptação, a identificação correta do cãozinho ou gatinho seja prioridade, uma vez que com os dados atualizados, com nome, endereço e telefone para contato, fica mais fácil a localização em casos de fuga, por exemplo.

Além das plaquinhas, existem também as opções de microchip que facilitam esse processo. É rápido e indolor, fazendo parte do projeto de posse responsável. Para saber mais, consulte o médico-veterinário.

5. Faça um acompanhamento com o médico-veterinário responsável pelo seu pet

O acompanhamento com o médico-veterinário responsável pelo seu bichinho, é importante tanto para sua adaptação quanto para os cuidados com a sua saúde. Em casos de filhotes, por exemplo, a ida ao veterinário é essencial para tomar as primeiras vacinas e deixar seu pet protegido.

Além disso, as consultas podem ser vistas como um ambiente diferente, onde o cãozinho sairá da sua rotina e irá se acostumar, aos poucos, a ir ao veterinário.

6. Não se cobre se a adaptação não estiver saindo como o planejado

Toda mudança leva tempo para ocorrer, principalmente quando envolve rotina. Por isso, não se desespere ou sinta-se culpado caso a adaptação do seu pet não esteja evoluindo da forma como gostaria.

Mesmo seguindo os passos acima, casos de fugas podem ocorrer, trazendo preocupação para os tutores, por exemplo. Por isso, é importante que o pet esteja bem identificado, para que seja mais fácil localizá-lo.

Agora que você já sabe quais passos seguir para que seu pet tenha um processo de adaptação tranquilo e saudável em seu novo lar, que tal conferir as nossas dicas em nossas redes sociais?

Além de trazer conteúdos sobre o mundo dos caninos, convidamos você a conhecer o nosso espaço de pet hotel e serviço de day care. Estamos esperando por você e seu amiguinho!

Contato

VISUALIZAR MAPA