Serviços

Ansiedade canina: fique atento aos sinais

Assim como os seres humanos, os pets também ficam ansiosos. Parte dessa causa, ocorre muitas vezes pela frustração do bichinho em não saber esperar a atenção devida do seu dono ou por não conseguir ficar longe por muito tempo. Segundo estudos feitos pela Universidade Helsinki, na Finlândia, três em cada quatro cachorros entram no grupo dos ansiosos. Sendo assim, alguns sintomas, por mais sutis que sejam, devem ser observados.

Choros, uivos e latidos: Por mais comum que seja os cachorros demonstrarem sua insatisfação através dos latidos, eles são um dos sinais que podem indicar a ansiedade de separação, pois é através deles que os pets costumam demonstrar sua angústia por estar longe do seu dono. Além disso, choros e uivos constantes também são motivo de preocupação.

Alimentação: Como um fator determinante, a quantidade de comida que o seu pet ingere, diz muito sobre o que ele está sentindo. Ao comer em grande quantidade, pode ser considerado uma “fuga”, assim como perder totalmente o apetite, é considerado um dos indícios mais comuns da ansiedade.

Lambidas: Apesar de ser uma característica dos gatos, quando os cãezinhos apresentam o sinal de se lamber o tempo todo, pode ser ansiedade ou alguma coceira na pele. Por isso, é sempre bom ficar de olho

Euforia: Ser recebido com pulos e beijos ao chegar em casa é sempre bom, mas desconfie se o seu peludo estiver tendo dificuldades para se acalmar. A euforia constante e duradoura é motivo de preocupação também.

Pet “destruidor”: Quem nunca chegou em casa e se deparou com tudo revirado? Quando seu cachorro não consegue se conter e acaba destruindo tudo o que vê pela frente, significa que ele está cansado de ficar sozinho e por isso tenta de qualquer jeito chamar sua atenção.

Falta de atenção: Como a ansiedade tem a tendência de deixar os pets mais agitados e hiperativos, muitos deles que tem a ansiedade da separação, podem não conseguir focar em algo. Principalmente quando você o convida para brincar ou está ensinando algo novo à ele.

Necessidades em lugares inadequados: Se o seu cãozinho está acostumado a fazer as necessidades em lugares específicos e de repente passou a trocar o local para um lugar que é proibido por você, desconfie. É através desse gesto que ele irá chamar sua atenção para ele, indicando que algo não está certo.

Apesar dos sinais serem comuns em muitos casos, é preciso que os donos fiquem atentos sempre que possível. Além disso, deixar o seu pet sozinho em casa por muitas horas, pode aumentar as chances de ele ter a ansiedade da separação. Por esse motivo, deixá-lo em uma creche rodeado de outros cãezinhos, é a melhor opção, uma vez que:

Ele irá interagir e brincar com outros cachorros;

Não se sentirá sozinho;

Irá gastar energia com atividades e brincadeiras diversas;

Será muito bem cuidado

A equipe da Pet Spot tem a estrutura completa para o seu peludo se sentir em casa, sem que você precise se preocupar. Além ainda de contar com profissionais capacitados que irão cuidar muito bem do seu cãozinho.

Entre em contato conosco e conheça nossa unidade!

Contato

VISUALIZAR MAPA