Serviços

Vamos conversar sobre a obesidade canina?

Se você soubesse que algo pode diminuir a expectativa de vida do seu pet, não faria de tudo para evitar este risco? A obesidade em animais é um dos fatores que pode encurtar os anos do seu bichinho.  Pesar mais do que o recomendado acaba reduzindo em cerca 15% a expectativa de vida de um cão, o que representa menos de dois anos para raças médias. E traz impactos negativos para a saúde como um todo, como doenças inflamatórias para o coração, fígado e articulações.  Da mesma maneira que ocorre com os humanos, o sobrepeso em cachorros é uma combinação de ingestão calórica alta e pouca atividade física, embora a castração e o avanço da idade também influenciam. 

Quais são os riscos da obesidade para os cães?

Uma das características mais comuns associadas à obesidade animal é a intolerância ao esforço físico, que acaba resultando em problemas respiratórios. Por isso, o pet pode ficar ofegante de maneira excessiva e sofrer colapso traqueal.  Quando um cão está obeso problemas nas articulações acabam aparecendo, o excesso de peso corporal pode causar rompimentos de ligamentos e até fratura ossea. Um outro ponto delicado é sobre a temperatura. Considerando que o tecido adiposo funciona como isolante térmico, animais com sobrepeso tendem a sofrer com as altas temperaturas. Além de todas essas consequências, os riscos de câncer aumentam nos pets que estão obesos. 

Como saber que meu cão está obeso? 

Apesar de não parecer, identificar a obesidade não é uma tarefa tão simples assim.  Existe um parâmetro utilizado para diagnosticar chamado de ECC: Escore de Condição Corporal. Este método é feito através de uma avaliação de características corporais, baseados na inspeção e palpação da camada de gordura corporal, empregando escalas numéricas de 1 a 9. 

• 1 a 3: Magro: Apresenta os ossos da costela e dos quadris bem aparentes e a reentrância está notável. 

• 4 a 6: Peso adequado: Costelas não estão aparentes ou aparecem muito pouco, mas é fácil senti-las ao tocar no cachorro. 

• 7 a 10: Obeso: As costelas não só não aparecem, como são difíceis de sentir com o toque. Não há reentrância abdominal.

Alguns outros sinais podem ajudar a identificar o sobrepeso como: cansaço fácil ao andar e correr, dificuldade para se levantar, sedentarismo e dificuldade para respirar.  Porém, o ideal mesmo é que seu cão faça visitas frequentes ao veterinário onde ele possa diagnosticar a obesidade e recomendar um tratamento adequado. 

Como tratar e prevenir a obesidade canina?

Para evitar a obesidade não existe muito segredo, uma alimentação equilibrada com exercícios de rotina é o suficiente para manter o pet no peso ideal. Agora, se seu cão, já foi diagnosticado como obeso é muito importante consultar com um médico veterinário, que recomendará uma dieta restritiva, exercícios e em alguns casos fisioterapia.

Aqui na Pet Spot contamos com profissionais competentes para atender o seu melhor amigo peludo, marque uma consulta conosco.

Contato

VISUALIZAR MAPA