Serviços

Vamos falar sobre o Alzheimer em cães?

Conhecida também como Alzheimer de cães, a síndrome da disfunção cognitiva é um problema neurológico que resulta em várias mudanças de comportamentos. Essas alterações acontecem em cachorros idosos, e muitas vezes, os sintomas são semelhantes à doença de Alzheimer em pessoas. De modo geral, os sinais começam a aparecer em pets com mais de seis anos, entretanto ainda é mais comum nos bem velhinhos, com mais de 10 anos. A síndrome é resultado de alterações que acontecem no cérebro do bicho, que limitam as atividades dos neurônios. Este quadro não é reversível, porém, existe um tratamento para retardar os sintomas.

Quais são os sintomas? 

Alguns dos sinais são: desorientação, não reconhecer algum membro da família, desinteresse em brincadeiras, parece sempre distante, rotina de sono alterada e latidos sem motivo aparente. Todos os sintomas podem ser confundidos com outras doenças. Por isso, em qualquer mudança de comportamento é preciso consultar um veterinário. Durante a consulta, além de perguntar sobre a vida e costumes do seu amigo peludo, o profissional também vai realizar diversos exames como: sangue, testes hormonais, radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética. Esses procedimentos vão descartar outras doenças que possuem sintomas semelhantes à síndrome da disfunção cognitiva. Entre elas, por exemplo, tumores cerebrais, cardiopatia, hipertireoidismo, tumores e doenças articulares. 

Existe tratamento?

Com a chegada do diagnóstico, o veterinário consegue receitar remédios que amenizam os sintomas da doença. Lembrando que, não existe uma medicação que cure a doença ou corrija as lesões cerebrais que seu pet já tenha sofrido. Os tratamentos ajudam na qualidade de vida dos seus amigos peludos, retardando a evolução da síndrome. 

Como tornar a vida do seu pet com Alzheimer melhor?

Com um pouco mais de atenção e carinho é possível tornar a vida do seu cão mais confortável mesmo com o diagnóstico positivo. Algumas atitudes que podem contribuir: alimentação apropriada para cães idosos, estimulando sua mente com brincadeiras novas, mantendo a rotina de passeios e colocando sons que o acalmem. 

Aqui na PetSpot contamos com os melhores profissionais para atender o seu cãozinho. Entre em contato conosco.

Contato

VISUALIZAR MAPA