Serviços

Adotei um cachorro. E agora?

Adotar um cãozinho é um ato de altruísmo e amor, considerando que existem 30 milhões de animais abandonados no Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. O que representa cerca de 30% da população total de pets. É preciso reforçar que a adoção de um bichinho de estimação precisa ser bem pensada, afinal é uma vida que vai depender dos seus cuidados. Pensando em tornar sua vida como tutor mais fácil, separamos algumas dicas para te ajudar a cuidar do seu novo ‘aumigo’.

Prepare sua casa e um espaço que seja do seu cão!

Por mais organizada que seja sua casa, não necessariamente ela está pronta para receber um pet. É preciso organizar itens que podem ser tóxicos (plantas, produtos de limpeza, cosméticos, alimentos) para que eles não tenham acesso e acidentes sejam evitados, além de reorganizar para deixar inacessível a ele objetos que possam estragar. Existem objetos que você deve investir na hora de adotar um cãozinho, comedouro, bebedouro, ração indicada para a idade, manta, coleira e caixa de transporte. Disponibilize de espaços que sejam do seu cão. Ter um cantinho na casa onde vai ficar a cama e os brinquedinhos dele, além do espaço para alimentação que deve estar sempre limpo e o local onde o seu amigo vai usar para fazer as necessidades.

Saúde e cuidado em primeiro lugar!

Não é apenas dar um lar para um cachorro, é necessário oferecer qualidade de vida. É preciso consultar um veterinário para fazer as primeiras vacinas, buscar orientações sobre a alimentação, e remédios para uma possível desverminação. Além disso, não esqueça de fazer os exames necessários e agendar a castração. Tenha atenção com a prevenção dos parasitas como pulgas, berne e carrapatos também.  Será necessário adotar uma rotina para o seu amigo, busque sempre levá-lo para passear, alimentá-lo e colocá-lo para dormir no mesmo horário, para que ele crie hábitos que se adaptem ao seu dia a dia. 

Adulto ou filhote, o que fazer em cada situação?

Ao adotar um animal adulto leve no veterinário e peça orientações sobre vermifugação, vacinação e alimentação, lembre-se que um cão adulto deve comer duas vezes ao dia. Se ele tiver um brinquedo ou paninho do lar onde veio, deixe junto, vai ajudar na adaptação. Não force-o a conhecer pessoas e nem ficar em ambientes movimentados, é preciso conquistá-lo aos poucos, oferecendo petiscos e brincando com ele. Um pet adulto, normalmente já vem com hábitos e com a personalidade definida, mas aos poucos, você pode fazer mudanças no comportamento do seu amigo peludo.  Um cachorrinho filhote não foge muito dos cuidados já citados, mas claro, existem suas particularidades. É preciso uma alimentação apropriada para a idade dele, além de dar as vacinas iniciais. Durante a infância do cãozinho, o ideal é adestrá-lo para que ele consiga fazer as necessidades do espaço determinado, sem que ocorram acidentes.  

Independente da idade do cãozinho que você pretende adotar, aqui na Pet Spot oferecemos serviços de qualidade para proporcionar qualidade de vida para o seu bichinho. Quer saber onde adotar? Acesse nosso instagram e confira ONGS que cuidam de animais sem lar.

Contato

VISUALIZAR MAPA