Serviços

Dezembro Verde: Mês do combate ao abandono animal

O nosso calendário é marcado por diversas cores, buscando chamar atenção e conscientizar a sociedade sobre importantes temas. Essas ações têm se mostrado uma ótima ferramenta de marketing para disseminar informações sobre questões de saúde. Ainda não existe um calendário oficial de cores, porém as campanhas estão ficando cada ano mais conhecidas, divulgadas e acolhidas pelas pessoas ao redor do mundo, e principalmente no Brasil. E claro, em dezembro não poderia ser diferente. 

Dezembro verde, chegou sua vez!

Buscando uma forma de conscientizar e combater o abandono e maus-tratos contra os animais surgiu a campanha Dezembro Verde. Em 2015, no Ceará, o ativista Francisco Alex Carlos Paiva sentiu a necessidade de alertar sobre o abandono de animais diante das estatísticas. O mês foi escolhido, afinal, no verão se intensifica o descaso com os bichinhos, além disso, dezembro também tem entre suas datas comemorativas o dia 10, escolhido como o Dia Internacional dos Direitos dos Animais. O verde para representar a campanha foi selecionado devido à questão ambiental que está relacionada diretamente com os animais. Além do objetivo principal da campanha, que é lutar contra o abandono, outros temas importantes também são ressaltados, como as consequências do desamparado, saúde e segurança pública.  O Dezembro Verde é protagonista do Projeto de Lei 5481/20 proposto pelo Deputado Federal Fred Costa (PRP). O texto que tramita na Câmara dos Deputados prevê atividades que gerem conscientização sobre guarda responsável de animais e chamar atenção para o problema social que é o abandono de cachorros e gatos. 

O abandono dos animais em dados

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde mostram que no Brasil existem cerca de 30 milhões de animais abandonados, desses 10 milhões são gatos e 20 milhões cães. A AMPARA Animal, uma organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) levantou dados que mostram que durante a pandemia do covid-19 cresceu em 70% o número de animais abandonados. Mesmo antes do vírus assolar o país, as ONGS e protetores independentes já tinham dificuldade em abrigar todos os bichinhos deixados nas ruas.  O abandono é a situação de desamparo em que o animal é deixado à própria sorte. Mas é importante reforçar que a lei está a favor de quem quer proteger os bichinhos. Afinal, é crime praticar abusos, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, com pena de detenção de três meses a um ano e multa.  Para denunciar você pode entrar em contato com a Polícia Militar, Disque Denúncia e Ibama. Independente de qual entidade será acionada, é necessário descrever os fatos de forma objetiva, buscar testemunhas e evidências. Importante salientar que se o animal estiver em uma residência vazia ou abandonada em terreno baldio, você pode entrar no local e tirá-lo de lá, o decreto de lei número 2.848/40, art 24, considera a invasão para salvamento de um animal em perigo uma atitude de necessidade.

Como evitar o abandono?

  A forma mais eficaz de combater o abandono de animais domésticos é promovendo uma posse responsável. É necessário conscientizar os possíveis tutores sobre tudo que envolve a adoção de um animal para que a decisão seja tomada de forma segura e responsável. É preciso saber que alimentação e higiene é o mínimo na vida de um bicho de estimação, eles precisam de muito mais para uma vida de qualidade: espaço, medicamentos caso necessário, atividades físicas, abrigo de chuva e sol e claro, muito amor. Outra ferramenta que ajuda no combate ao abandono é a castração. Muitas fêmeas são abandonadas prenhas e o tutor não quer, ou não pode arcar com os custos envolvidos nos cuidados com os filhotes. Evite que isso aconteça castrando não só as fêmeas, mas os machos também. A castração, além de ser um procedimento seguro, previne reproduções não programadas e diversas doenças do aparelho reprodutivo que podem até se tornar fatais.

Aqui na Pet Spot oferecemos os serviços de Day Care, Hotel, Banho & Tosa e atendimento veterinário. Tudo isso pensando no bem-estar dos animais e claro, em auxiliar o tutor a proporcionar uma vida de qualidade para o seu amigo peludo. Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco.

Contato

VISUALIZAR MAPA