Serviços

8 dicas para o seu pet curtir o verão numa boa

O verão e o calor vieram com tudo. E assim como nós, os pets também se sentem desconfortáveis e podem ser prejudicados pelas altas temperaturas. Pensando nisso, nossa equipe reuniu 8 dicas valiosas de cuidados para ter com o seu dog nessa época do ano.

1. Mantenha seu pet hidratado

Durante todo o dia, garanta que seu pet tenha sempre água limpa e fresca à disposição. No calor, uma boa dica é colocar pedrinhas de gelo no pote de água.

2. Cuidado com os horários mais quentes do dia

Evite passeios em horários de sol forte, entre as 10h e 16h. Nesse período, tanto o ambiente quando o chão estão muito quentes, e é importante lembrar que as patinhas dos cães são muito sensíveis.

3. Não exagere nos exercícios

Nos dias de calor, tome cuidado para o pet não se exercitar demais! Aconselhamos fazer pausas frequentes nos exercícios e brincadeiras, oferecendo água para o seu aumigo.

4. Cuidados nos passeios

Se for passear em parques ou praias, garanta que seu pet tenha um local com sombra, água fresca disponível e ventilação para ficar.

5. Preste atenção aos sinais de desconforto

Fique atento! Se seu pet está ofegante, com dificuldades para respirar, salivando muito, sem querer se mover muito, andar ou comer, ofereça um período de descanso em um lugar onde ele possa se refrescar. Caso esses sinais estejam presentes de forma mais grave, leve seu dog imediatamente ao veterinário.

6. Cuidados especiais

Cães com focinhos curtos, como Pug, Bulldog e Shih-Tzu, precisam de cuidado extra no calor! Fuja do sol, limite os exercícios, faça mais pausas e ofereça mais água e líquidos. Os pets idosos, com sobrepeso, problemas cardíacos ou respiratórios também precisam de cuidados extras. Uma dica é manter o pet em locais com ventilador ou ar-condicionado. E, dependendo da raça, manter também a pelagem curta durante o verão.

7. Banho e tosa

Mantenha o seu pet tosado e com o pelo escovado durante o calor (mas fique atento à raça e às orientações do seu veterinário quanto a isso, pois o pet também pode sofrer com queimaduras solares se não tiver a proteção adequada de sua pelagem). Além disso, dê banhos regulares (de 15 em 15 dias ou a cada mês).

8. Atenção extra às pulgas e carrapatos

No verão é comum o aumento de pulgas e carrapatos, que encontram no ambiente quente e úmido o local perfeito para seu desenvolvimento. Recomendamos sempre manter as medicações e vacinas em dia, de acordo com as recomendações do veterinário.

Contato

VISUALIZAR MAPA