Serviços

Como agir com cachorros que têm medo de barulho?

Seu cão se assusta com barulhos altos e inesperados? Isso acontece pois, na natureza, estrondos repentinos geralmente estão ligados a situações de perigo. Dessa forma, é natural que seu aumigo fique assustado e busque proteção. Além disso, a audição dos cães é bem mais sensíveis que a nossa, o que contribui para que o impacto do barulho seja ainda maior para eles.

Mas quem pensa que o medo de barulho não precisa de atenção especial, melhor reconsiderar! O susto e estresse com sons altos podem evoluir para um quadro de pânico, que faz com que os cães se machuquem, fujam de casa e outros problemas graves, como perda de audição e parada cardíaca.

Fique atento aos sinais e descubra se seu cão tem medo de barulhos altos:

- Comportamento agressivo;
- Postura encolhida;
- Latido incessante;
- Saliva excessiva;
- Vômito;
- Fazer necessidades fora do local de costume;
- Tremores.

Caso ele apresente algum desses comportamentos, procure medidas que amenizem a situação e o medo do cachorro:

1. A tendência do pet é se esconder. Portanto, garanta que ele possa fazer isso com segurança, deixando-o sem guia e em local livre de perigos. É importante também providenciar um local aconchegante, como uma casinha com muitos cobertores, para que ele se sinta seguro e se acalme.
2. Em situações como finais de campeonatos e festas de final de ano, devido à queima de fogos de artifício e de rojões, utilize protetores auriculares específicos para animais.
3. Converse também com o veterinário para verificar se existe a possibilidade de algum medicamento para acalmar o cão nessas situações.
4. Não trate o cãozinho assustado com indiferença. Tente distraí-lo e deixa-lo seguro, oferecendo petiscos, brinquedos e muito carinho.

Contato

VISUALIZAR MAPA