Serviços

TUDO SOBRE ESPIRRO REVERSO

Já teve a impressão que o seu cão estava se asfixiando ou se engasgando e, logo depois, tudo voltou ao normal? Isso pode ter sido uma crise de espirro reverso, que acontece no caminho oposto do espirro normal.

Mais comuns em cães de pequeno porte e nas raças com focinho “achatado”, o espirro reverso acontece durante a inspiração: no momento em que o ar é puxado para dentro do pulmão, o cão tem um espasmo involuntário na garganta e “espirra para dentro”.

Sintomas
Embora não sejam muito específicos, os sinais costumam se repetir na maioria dos cachorros: eles ficam estáticos, com o pescoço esticado, os olhos arregalados ou bem fechados e inspirando rapidamente com a boca fechada, gerando um barulho chiado ou de ronco.
Geralmente, a crise dura poucos minutos e não interfere de maneira significativa na respiração do animal.

Causas
As causas podem ser aleatórias ou induzidas, seja devido a irritações na garganta, alergias, inalação de produtos com odor muito forte ou até presença de parasitas. Nesses casos, o espirro reverso funciona como um mecanismo para retirar secreções ou aliviar irritações na garganta.

Tratamento
O diagnóstico é feito pelo médico veterinário com exames físicos e análise do histórico do animal. O que geralmente diferencia o espirro reverso de outros problemas de saúde é que, após uma crise, o cão volta ao normal.
Quando ocorre com baixa frequência, o espirro reverso é considerado dentro dos padrões de normalidade. Porém, quando são muito intensos ou frequentes, exames adicionais são indicados.
Não existe um tratamento específico para o caso de espirro reverso. Mas durante uma crise, você pode ajudar seu cãozinho fazendo uma massagem leve na garganta, para cessar o espasmo, ou tapando as narinas gentilmente com as mãos, para ajudá-lo a engolir a saliva.

Prevenção
Para os casos mais frequentes, é essencial ir ao veterinário e procurar maneiras de eliminar as causas do espirro reversa, seja um cheiro forte, poeira, ácaros, alergias ou ainda, possíveis distúrbios respiratórios.

Contato

VISUALIZAR MAPA