Serviços

Adotei um cachorro de rua, e agora?

Quem já passou por essa situação sabe o quão comovente pode ser. Se você viu um animalzinho na rua e resolveu levá-lo para casa, confira as dicas abaixo para que tudo ocorra tranquilamente no resgate e nos primeiros dias:

Tenha cuidado no momento da aproximação
Resgatar um cachorro de rua não é fácil, ainda mais quando o pet já sofreu algum tipo de violência e se tornou arisco. Por isso, aproxime-se com cuidado, permita que ele vá até você e queira lhe conhecer melhor. Uma boa ideia para atrair sua atenção é oferecer petiscos, sempre mostrando que você não é uma ameaça.

Certifique-se de que o cachorro não tem dono
É importante certificar se o cãozinho acolhido não se perdeu do seu tutor. Imagine o desespero de alguém que perdeu seu animal... Por isso, verifique se o pet possui coleira, se há cartazes na região ou até mesmo publicações nas redes sociais.

Veterinário
Um dos primeiros passos ao pegar um cachorro de rua é ir ao veterinário. Atendimento médico é essencial para verificar se ele possui problemas de saúde ou machucados e tratar tudo da maneira correta. Em uma consulta veterinária, também será possível descobrir a idade aproximada do cão e receber informações úteis para os cuidados.

Vacinação, desparasitação e vermifugação
Mesmo que o cão seja adulto, é preciso vaciná-lo. Além disso é importante fazer exames para verificar e tratar a possível presença de vermes e, por fim, medicar para a desparasitação.

Você tem condições de bancar um cachorro?
Cuidar de um cãozinho exige tempo, dinheiro e muita dedicação. Reflita se você terá condições de oferecer isso ao seu pet e, caso perceba que não, o melhor é colocá-lo para adoção e procurar uma família que o receba bem.

Compre os utensílios necessários
Não esqueça de comprar todos os utensílios necessários para o cachorro viver tranquilamente: comedouro, bebedouro, ração, caminha e brinquedos... Depois, é só ir estabelecendo uma rotina de atividades, passeios, alimentação e descanso. Você pode até pensar em adestramento. Leia mais: http://www.petspotrs.com.br/noticias/99/a-importancia-do-adestramento

Ofereça muito amor e carinho ao seu novo amigo e temos certeza que vocês terão uma linda vida juntos!

Contato

VISUALIZAR MAPA